Minerva

Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem

Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem

logo cenabio melhor

Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO)


Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) é uma unidade multiusuária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que oferece estudos e abordagens experimentais para obtenção de imagens de órgãos, células e biomoléculas com um amplo suporte tecnológico para a Comunidade Científica, conta ainda com  equipamentos modernos, corpo técnico qualificado e diretoria composta de professores pesquisadores de alto nível. 

Criado em 1998, com marco da UNIDADE I, CENTRO NACIONAL DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE MACROMOLÉCULAS (CNRMN), que hoje possui um conjunto de equipamentos únicos no Brasil dedicados à estrutura e dinâmica de proteínas e outras biomoléculas. Em 2013 o conselho Universitário da UFRJ incorpora o CENABIO como nova Unidade da UFRJ vinculada ao Centro de Ciências da Saúde, e o CENTRO NACIONAL DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE MACROMOLÉCULAS passa a se chamar Unidades de Biologia Estrutural (UBE).

Em 2009, o CENABIO passou a contar com apoio do INCT-INBEB, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem, conquistando recursos para construção de um núcleo de bioimagens de pequenos animais que reuniria técnicas como: luminescência, fluorescência, ultrassom, PET-SPECT-CT e um espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN) de pequenos animais. Assim, em maio de 2010 nasceu a UNIDADE II-UNIDADE DE IMAGEAMENTO DE PEQUENOS ANIMAIS (UIPA).

Somando a estrutura sólida do Centro Multiusuários, foi construída a UNIDADE III, que abriga o CENTRO DE MICROSCOPIA AVANÇADA (UMA). Este consiste no mais completo centro na América Latina, onde destacam-se as técnicas de microscopia confocal, microscopia de superresolução, multifotônica, TIRF, pinça óptica, força atômica, varredura convencional, varredura de alta resolução com crioestágio, eletrônica de transmissão convencional, eletrônica de transmissão analítica, usando espectro de emissão de raios X e perda de energia de elétrons além de microscopia eletrônica de transmissão operando com 200 kV e equipada com crioestágio e sistema automatizado para crioeletrontomografia.

Hoje, o CENABIO além das 3 Unidades citadas, também está em seu complexo a Plataforma Avançada de Biomoléculas altamente especializada em serviços como produção ou análise de proteínas e peptídeos.

Além do INCT-INBEB, encontra-se ancorado no CENABIO o INCT de Medicina Regenerativa (INCT-Regenera) cuja proposta é contribuir para desenvolvimento do campo da Medicina Regenerativa no Brasil, com base em uma tríade que inclui células-tronco, matrizes e fatores recombinantes, para a bioengenharia de órgãos e tecidos. 


Resumo da Linha do Tempo do CENABIO
linha do tempo portugues
Minerva


Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Centro de Ciências da Saúde - CCS - Bloco M - CENABIO
Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-902
Telefone: +55 (21) 2590-6916 - +55 (21) 3105-1041

Ouvidoria UFRJ Acesso a informação

Desenvolvido por:

CoordCom/UFRJ TIC/UFRJ