Minerva

Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem

Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem

OFICINAS DE EXTENSÃO

Oferecemos oficinas que promovem uma educação inovadora e integrativa baseada em 4 pilares:

Relase das oficinas
capa realise
 



Os temas centrais das oficinas são trabalhados de forma transdisciplinar através de experimentos científicos, jogos e dinâmicas de grupo, criação colaborativa de projetos e vivências. Nosso público são alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino.

CIÊNCIA
cerne do CENABIO, contribui por funcionar como um dispositivo educacional que estimula nos jovens a formação de um senso crítico que é baseado na observação objetiva e concreta de fenômenos da natureza, na formação de hipóteses e experimentos de comprovação, elaboração de conclusões e teorias, etapas que constituem o que chamamos de método científico. Durante as oficinas os jovens são instigados a fazerem o paralelo e aplicar o método científico na sua vida cotidiana, no que diz respeito às mais diversas situações: sociais, políticas, afetivas etc.

 

ARTE
Arte e produções culturais artísticas em geral entram aqui como ferramentas potencializadoras do processo de expressão e consequentemente de aprendizagem de todos os envolvidos nas oficinas, sejam alunos ou facilitadores. Tendo-se a criatividade e espontaneidade como virtudes indissociáveis ao bem-estar e ao estado potente do indivíduo, utilizamos a arte integrada a todos os outros pilares das oficinas, como canal para que essas virtudes possam ser trabalhadas e os jovens possam se expressar de outras formas que não a palavra/senso comum, trazendo maior prazer e um senso de pertencimento ao processo de aprendizagem.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A Oficina aqui, também é encarada como atributo inerente ao estado potente do indivíduo. Entende-se que o processo de produção e absorção de conhecimento, bem como a tomada de decisões acerca do que fazer e de como agir perante ao conhecimento obtido, está intimamente relacionada à capacidade do indivíduo gerenciar emoções internas e externas. É fundamental a promoção de uma qualidade emocional que confira ao indivíduo um estado de plenitude, satisfação e capacidade de lidar com frustrações, para que se reduzam as distorções do ego que buscam por poder opressor em qualquer escala, munidas da distorção subjetiva do conhecimento produzido através de conclusões científicas, produtos artísticos etc. Através dos experimentos, vivências, jogos e dinâmicas de grupo os jovens são levados a aguçarem sua consciência corporal, mental e emocional e dialogarem consigo mesmos e outros sobre suas percepções.

 

AÇÃO SOCIAL
Ação Social funciona aqui como um transbordamento do que é obtido com os outros pilares. Entendemos que o indivíduo que tem senso crítico pragmático, capacidade criativa e inteligência emocional, é um agente de transformação social potente e sustentável. Com o conhecimento produzido nas oficinas encorajamos os jovens através das atividades de criação colaborativa de projetos, a desenvolver formas de melhorar o seu entorno, seja na sua escola, cidade, casa etc. Esses projetos podem ser tanto ações de implementação rápida (no dia da oficina) ou a longo prazo (com acompanhamento da nossa equipe)

Nos acompanhe nas MÍDIAS SOCIAIS

 MIDIA 2     MIDIA 2

 

WhatsApp Image 2018 10 31 at 12.40.29 1 oficinas 3 oficinas 8
oficinas 4 oficinas 5 oficinas 6
     
Minerva


Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Centro de Ciências da Saúde - CCS - Bloco M - CENABIO
Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-902
Telefone: +55 (21) 2590-6916 - +55 (21) 3105-1041

Ouvidoria UFRJ Acesso a informação

Desenvolvido por:

CoordCom/UFRJ TIC/UFRJ